Terapia Brainspotting

A Terapia Brainspotting é um modelo psicoterapêutico de dessensibilização, reprocessamento e liberação de fontes neuropsicológicas de dor física e emocional. Permite localizar, enfocar, processar e liberar experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente, da capacidade cognitiva e, até mesmo, da capacidade linguística.

A Terapia Brainspotting foi descoberta (2003) e desenvolvida pelo psicoterapeuta Dr. David Grand, palestrante reconhecido internacionalmente no campo do trauma emocional e criador do BioLateral Sound Recordings.

Nossos olhos e cérebro estão entrelaçados, se algo nos incomoda, o modo como sentimos mudará literalmente dependendo de para onde direcionamos nosso olhar. Na Terapia Brainspotting, utiliza-se o campo de visão para identificar o “ponto” em que determinadas lembranças ou sensações estão “arquivadas” no cérebro. A focalização de um ponto de visão ativa reações adaptativas de equilíbrio e sobrevivência em relação aos temas trabalhados. Trata-se de um tratamento com consequências positivas e ecológicas nos níveis psicológico, emocional e físico.

Este modelo psicoterapêutico atua em áreas profundas e primitivas do cérebro, permitindo acesso direto aos sistemas autônomos e límbicos do sistema nervoso central. Na Terapia Brainspotting, pode-se utilizar o som bilateralizado (BioLateral Sound Recordings) para intensificar os efeitos terapêuticos e oferecer ao cliente um senso de contenção e controle.