O Tratamento

A psicoterapia é um espaço de autoconhecimento e tratamento de dificuldades e traumas emocionais que impedem as pessoas de viverem plenamente sua vida, comprometem suas relações e cerceiam sua capacidade de autodesenvolvimento.

Qualquer pessoa pode se beneficiar da psicoterapia, pois todas as pessoas já passaram ou passam por momentos difíceis, traumas, conflitos, lutos, dilemas, perdas, entre outros.

Questões que podem trazer as pessoas a psicoterapia:

  • situações traumáticas específicas como assalto, acidentes, desastres naturais, abusos sexuais ou estupros, agressões físicas ou verbais, assédio moral ou sexual, bullying e/ou mortes traumáticas.
  • fobias e transtornos de ansiedade que podem se manifestar como medo de avião, medo de água, medo de procedimentos médicos e odontológicos, medo de dirigir, medo de falar em público, medo de animais, claustrofobia (mal-estar em ambientes fechados), tricotilomania (arrancar cabelos), onicofagia (roer unhas) e/ou síndrome do pânico.
  • situações de rompimentos relacionais, perdas significativas, separação conjugal, luto e/ou depressão.
  • dificuldades nas relações e desempenho no trabalho, desejo de desenvolver habilidades específicas para realização de suas funções e/ou vivências de situações de estresse relacionadas ao trabalho.
  • transtornos alimentares como obesidade, bulimia e anorexia.
  • compulsões por compras, atividades físicas, comida, jogos, internet, sexo e/ou limpeza. 
  • Dificuldade para realização de provas, concursos e vestibulares.
  • doenças crônicas e autoimunes como enxaquecas, dores de coluna, fibromialgia, lupus, tireoidite de Hashimoto, artrite reumatóide, alergias, psoríase, entre outras. Nesses casos, as pessoas podem se beneficiar com uma diminuição do nível de perturbação física e emocional dos sintomas.

 

O processo psicoterapêutico pode ser através de:

Psicoterapia individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos)

Psicoterapia de casal

Psicoterapia familiar

Grupo psicoterapêutico

 

Não atendemos convênios.

 

 

Como funciona a psicoterapia:

As primeiras sessões tem o objetivo de acolher a queixa, levantar a história de vida do cliente e organizar o plano de tratamento. Após a realização do plano de tratamento inicia-se o reprocessamento dos alvos de trabalho (lembranças dolorosas) levantados.

O reprocessamento consiste na estimulação das estruturas cerebrais onde estão armazenadas as lembranças dolorosas e/ou sensações físicas e emocionais, através da Terapia EMDR e Brainspotting. Esse trabalho faz com que o cérebro consiga armazenar tais lembranças de uma forma funcional, eliminando a carga negativa e abrindo espaço para lembranças positivas e pensamentos de autovalorização.